Nasceu em Recife, Pernambuco, Brasil. Aos oito anos de idade, começou a escrever poesias e histórias infantis. Participou de vários concursos literários e teve vários trabalhos selecionados, a exemplo do VIII Concurso Raimundo Correa de Poesia e do 12º Festival Maranhense de Poesia Falada. Foram publicadas, em coletânea, pela Shogun Arte – Rio de janeiro (RJ), Poesia em preto e branco, no livro Antologia poética das cidades brasileiras (1988) e As rosas não nascem só na primavera, em Poetas brasileiros de hoje (1989).
Cursou o bacharelado e o mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde lecionou como auxiliar de ensino e pesquisa. Também atuou como professora no Departamento de Matemática da Universidade Católica de Pernambuco. A autora tem vários livros inéditos, prontos para publicação, e escreve também em língua inglesa e espanhola. O livro escrito em língua espanhola contém textos, poemas e uma novela em homenagem a Cervantes.
Possui quatro textos premiados pela Academia Brasileira de Letras (ABL): A vida da palavra (2003), A palavra na era da imagem (2005), A importância do livro no Brasil do século XXI (2006) e A importância de Machado de Assis um século depois de sua morte (2008). Esse último concorreu com mais de 37 mil redações em todo o Brasil e, com esse texto, a escritora foi a única recifense premiada. Apresentou o livro “A Janela” na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em janeiro de 2019.
Uma obra que deve ser lida por todos. A Janela, da escritora Suzana Guimarães Farias, é um livro que foi aplaudido em Lisboa, durante o seu lançamento, e que deve fazer parte de todas as bibliotecas. O prefácio do escritor Mário Hélio faz uma síntese desse livro, onde mostra cada linha dessa publicação.
LUIZ SOLANO é jornalista membro da Academia de Letras e Artes do Planalto e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
“O dom da linguagem, a capacidade de expressar uma idéia por meio de palavras, formando uma imagem que pode ser apreciada pelas massas, é um presente a ser valorizado.”
Brian R. Evans, Brecon – Wales
“Só posso reiterar a minha admiração pela sua escrita.”
Brian R. Evans – Wales
“Os seus pequenos poemas em prosa são de um lirismo tocante e ao mesmo tempo carregados de muita reflexão. Nos seus textos podemos perceber um olhar sempre questionador das coisas, das pessoas, da vida, da existência, e isso é divino.”
Maria Eugênia Guimarães – Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste. Brasília-DF
“…Muito bonito, muito verdadeiro, muito profundo. Descortina o interior do eu, da personalidade, do pensamento íntimo e do conhecimento próprio. Muito interessante de verdade.”
Célia Oliveira – Professora Aposentada do MEC – Brasília-DF
“É um excelente livro, pois nota-se que fora escrito com a alma, e isso é perceptível logo no introito da obra.”
Cícero Luiz Vasconcelos de Oliveira – Advogado Criminalista – Recife-PE
Muito orgulho dessa Brasileira! Que lindo! Parabéns
Iaciara Schnabel Fragoso – Advogada, Brasília-DF
Parabéns, Suzana! Primeiro Portugal, agora Espanha e em breve do Brasil para o mundo! Você está construindo uma bela carreira. Que Deus a abençoe sempre e proporcione muitas oportunidades de difundir o seu lindo trabalho. Estou certa de que, daqui para frente,terei constantemente notícias como esta. E será sempre com alegria renovada.
Célia Oliveira, Professora Aposentada do MEC, Brasília-DF
Meus parabéns! Motivo de grande orgulho!
Dr. José Ricardo Lucena, Cirurgião Plástico, Recife-PE
“Parabéns para Suzana e seu livro A janela.”
Nazareth Tunholi, jornalista e escritora, Presidente da Academia Internacional de Cultura – AIC, Brasília-DF- Brasil
I always enjoy reading what you write because the pictures you paint are so colourful thereby giving me the impetus to continue to read on.
Brian R. Evans, Brecon – Wales
Belíssimos os seus textos.
Airton Castro, Departamento de Matemática, UFPE, Recife-PE- Brasil
Você é motivo de orgulho e um bálsamo em meio a tantas atribulações. Obrigada. Suzana Guimarães Farias faz parte do rol das mulheres que fazem diferença no mundo. Parabéns
Thais Fonseca, Brasília-DF-Brasil
Foi uma honra estar presente no seu lançamento., Suzana. É uma Mulher de espírito leve, com uma escrita profunda e que não deixa ninguém indiferente. Muito obrigada por nos presentear com a sua “Janela” que, agora, se tornou nossa. Estarei sempre à espreita. Beijinhos grandes.
Carolina Pereira, Lisboa-Portugal
Vc é uma delicadeza na apresentação de seus textos.
Rose Dualibi, São Paulo-SP- Brasil
Belíssima poesia! E a serenidade que você transmite é difícil descrever com palavras (pelo menos para mim que não tenho estes dotes!)
Ângelo Rios, Recife-PE- Brasil
Todas as críticas de escritores de renome são os principais indicadores do seu valor literário. Que você tenha sempre inspiração crescente e admiração renovada de seus leitores e amigos. Que Deus continue abençoando seus caminhos.
Célia Oliveira, Brasília-DF- Brasil
Achei interessante a aparente contradição na sua formação universitária (matemática e sua objetividade) com a subjetividade da poesia! Maravilha! Parabéns!
Dra. Hélia Viegas, Juíza de Direito, Recife-PE- Brasil
Parabéns, Suzana! Vc merece esse sucesso!!! Seu livro é muito bem escrito
Carolina Guerra, Recife-PE- Brasil
O seu texto A Relíquia do A Janela mistura mistério e lirismo. E há a relação dialética do espaço aberto – a janela – e o fechado – a caixa. Mas ambas dizem no final de contas respeito a abrir e fechar, como se fossem ao mesmo tempo símbolos de sexualidade e espiritualidade femininas. Numa leitura ao mesmo tempo freudiana e junguiana.
Mário Hélio, Poeta e Crítico Literário, Curitiba-PR- Brasil
Prezada Suzana: Suas crônicas beiram o canto, roçam o poema, algumas vezes sugerem o ensaio. São folhas de um leque muito rico. Parabéns. Excelente apresentação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Suzana. E excelente o texto que você leu, e como o leu. Parabéns.
Anderson Braga Horta, Escritor e Acadêmico, Brasília-DF- Brasil