Formado em jornalismo, em 1997, pela Universidade Católica dePernambuco, e pós-graduado em História e Jornalismo, também pela Católica, o pernambucano Flávio Adriano, 46 anos, deu os primeiros passos nas redações como estagiário do Jornal do Commercio (JC). Trabalhou na editoria de Esportes do mesmo JC, produziu jornais institucionais, participou de campanhas políticas e ainda teve experiências em assessorias de comunicação de empresas públicas e privadas. Na Folha de Pernambuco, durante dez anos, atuou na editoria de Esportes como repórter, subeditor e editor do caderno. Participou de várias coberturas esportivas, entre elas a da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Depois foi subeditor e editor do jornal popular Aqui PE e esteve à frente das editorias de Brasil, Mundo e Opinião do jornal Diario de Pernambuco.
Assumiu a Gerência de Jornalismo da Rádio Globo Recife 720 AM por um ano. De julho de 2015 a agosto de 2016, trabalhou como gerente de Comunicação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas da Prefeitura do Recife (Secod). Atuou também como prestador de serviço na produção do programa Por dentro com Cardinot, da TV Jornal, cobriu o Carnaval 2017 pelo Portal G1, fez parte da bancada de comentaristas do programa Torcida Hits, da Hits 103,1 FM, e assessorou o advogado especialista em saúde Elano Figueiredo e a campanha do candidato a presidente do Sport Club do Recife, Eduardo Carvalho, em dezembro de 2018.
Flávio Adriano ainda foi coordenador de Comunicação na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e, atualmente, é assessor de Comunicação na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC), com trabalhos independentes de assessoria de comunicação e o blog “Meus causos jornalísticos”.
Redes Sociais
Uma obra que deve ser lida por todos. A Janela, da escritora Suzana Guimarães Farias, é um livro que foi aplaudido em Lisboa, durante o seu lançamento, e que deve fazer parte de todas as bibliotecas. O prefácio do escritor Mário Hélio faz uma síntese desse livro, onde mostra cada linha dessa publicação.
LUIZ SOLANO é jornalista membro da Academia de Letras e Artes do Planalto e do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
“O dom da linguagem, a capacidade de expressar uma idéia por meio de palavras, formando uma imagem que pode ser apreciada pelas massas, é um presente a ser valorizado.”
Brian R. Evans, Brecon – Wales
“Só posso reiterar a minha admiração pela sua escrita.”
Brian R. Evans – Wales
“Os seus pequenos poemas em prosa são de um lirismo tocante e ao mesmo tempo carregados de muita reflexão. Nos seus textos podemos perceber um olhar sempre questionador das coisas, das pessoas, da vida, da existência, e isso é divino.”
Maria Eugênia Guimarães – Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Centro Oeste. Brasília-DF
“…Muito bonito, muito verdadeiro, muito profundo. Descortina o interior do eu, da personalidade, do pensamento íntimo e do conhecimento próprio. Muito interessante de verdade.”
Célia Oliveira – Professora Aposentada do MEC – Brasília-DF
“É um excelente livro, pois nota-se que fora escrito com a alma, e isso é perceptível logo no introito da obra.”
Cícero Luiz Vasconcelos de Oliveira – Advogado Criminalista – Recife-PE
Muito orgulho dessa Brasileira! Que lindo! Parabéns
Iaciara Schnabel Fragoso – Advogada, Brasília-DF
Parabéns, Suzana! Primeiro Portugal, agora Espanha e em breve do Brasil para o mundo! Você está construindo uma bela carreira. Que Deus a abençoe sempre e proporcione muitas oportunidades de difundir o seu lindo trabalho. Estou certa de que, daqui para frente,terei constantemente notícias como esta. E será sempre com alegria renovada.
Célia Oliveira, Professora Aposentada do MEC, Brasília-DF
Meus parabéns! Motivo de grande orgulho!
Dr. José Ricardo Lucena, Cirurgião Plástico, Recife-PE
“Parabéns para Suzana e seu livro A janela.”
Nazareth Tunholi, jornalista e escritora, Presidente da Academia Internacional de Cultura – AIC, Brasília-DF- Brasil
I always enjoy reading what you write because the pictures you paint are so colourful thereby giving me the impetus to continue to read on.
Brian R. Evans, Brecon – Wales
Belíssimos os seus textos.
Airton Castro, Departamento de Matemática, UFPE, Recife-PE- Brasil
Você é motivo de orgulho e um bálsamo em meio a tantas atribulações. Obrigada. Suzana Guimarães Farias faz parte do rol das mulheres que fazem diferença no mundo. Parabéns
Thais Fonseca, Brasília-DF-Brasil
Foi uma honra estar presente no seu lançamento., Suzana. É uma Mulher de espírito leve, com uma escrita profunda e que não deixa ninguém indiferente. Muito obrigada por nos presentear com a sua “Janela” que, agora, se tornou nossa. Estarei sempre à espreita. Beijinhos grandes.
Carolina Pereira, Lisboa-Portugal
Vc é uma delicadeza na apresentação de seus textos.
Rose Dualibi, São Paulo-SP- Brasil
Belíssima poesia! E a serenidade que você transmite é difícil descrever com palavras (pelo menos para mim que não tenho estes dotes!)
Ângelo Rios, Recife-PE- Brasil
Todas as críticas de escritores de renome são os principais indicadores do seu valor literário. Que você tenha sempre inspiração crescente e admiração renovada de seus leitores e amigos. Que Deus continue abençoando seus caminhos.
Célia Oliveira, Brasília-DF- Brasil
Achei interessante a aparente contradição na sua formação universitária (matemática e sua objetividade) com a subjetividade da poesia! Maravilha! Parabéns!
Dra. Hélia Viegas, Juíza de Direito, Recife-PE- Brasil
Parabéns, Suzana! Vc merece esse sucesso!!! Seu livro é muito bem escrito
Carolina Guerra, Recife-PE- Brasil
O seu texto A Relíquia do A Janela mistura mistério e lirismo. E há a relação dialética do espaço aberto – a janela – e o fechado – a caixa. Mas ambas dizem no final de contas respeito a abrir e fechar, como se fossem ao mesmo tempo símbolos de sexualidade e espiritualidade femininas. Numa leitura ao mesmo tempo freudiana e junguiana.
Mário Hélio, Poeta e Crítico Literário, Curitiba-PR- Brasil
Prezada Suzana: Suas crônicas beiram o canto, roçam o poema, algumas vezes sugerem o ensaio. São folhas de um leque muito rico. Parabéns. Excelente apresentação na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Suzana. E excelente o texto que você leu, e como o leu. Parabéns.
Anderson Braga Horta, Escritor e Acadêmico, Brasília-DF- Brasil